Lei Tatiane – 14.722/2023

Lei Tatiane – 14.722/2023

Sobre nós

O Projeto Amigo da Doação é um convite à ação. Junte-se a nós nessa missão de conscientizar e inspirar milhões de brasileiros a dizerem “sim” à doação. Quando compreendemos o poder desse ato, entendemos que a solidariedade pode vencer a fila de espera e devolver sonhos. Aqui, você aprende, ensina e faz parte de uma rede que salva vidas!

O Nascimento do Projeto de Lei Tatiane

Segundo dados do RBT – Registro Brasileiro de Transplantes, nos últimos cinco anos, 11.952 pessoas morreram aguardando um órgão no Brasil, sendo 330 dessas crianças. Tatiane Penhalosa foi uma delas. E enquanto isso, 46% dos brasileiros ainda negam a doação de órgãos de seus familiares.

A conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos é urgente. Toda família tem o direito de decidir acerca de suas preferências sobre a doação de órgãos, mas só existe liberdade de escolha real quando há informação. 

Acreditamos que o melhor local para tratar esse tema é dentro das escolas e universidades. Crianças, adolescentes e jovens desempenham um papel fundamental como formadores de opinião dentro de suas famílias, conduzindo o tema – que envolve amor ao próximo e empatia – para o núcleo familiar. Concomitantemente, a formação de uma nova geração de profissionais da saúde, com esse olhar humanizado e treinado para a doação e o transplante, permite que as preferências dos familiares possam ser respeitadas e efetivadas. Esses são os pilares essenciais para a construção de uma verdadeira Cultura Doadora no Brasil.

Ensinar, conscientizar e promover a discussão sobre o tema envolve esclarecer cientificamente o que é a doação de órgãos, desmistificar tabus, debater ética, saúde e compaixão, além de fortalecer o papel do Sistema Nacional de Transplantes. É importante que cada indivíduo e família brasileira compreenda seu direito de doar e de exercer este imenso gesto de generosidade. Afinal, todos nós possuímos o dom de Doar Vida .